EDUCADORES
Os programas educativos, da Espécie Nativa, têm por finalidade atuar como coadjuvante no processo educativo de seus frequentadores, por meio da promoção de atividades recreativas, esportivas e culturais.
Realiza-se em ambiente que assegura qualidade em hospedagem, alimentação, cuidado com saúde e segurança.
Atua na formação do ser humano em seus aspectos sociais, cognitivos, físicos e emocionais sendo o enfoque do convívio grupal o mais importante, uma vez que favorece a interação entre os acampantes e destes com o meio.
Suas atividades destinam-se prioritariamente às crianças e jovens, podendo ser estendidas a outros grupos.
Quanto às bases de ações do programa educativo é bom lembrar que uma temporada de acampamento constitui uma microexperiência comunitária que cria a consciência dos direitos e deveres do cidadão dentro da macrocomunidade em que vive.
Um dos fatores que tornam eficaz o método reside na interação educador-educando em meio às circunstâncias que se vão gerando naturalmente no desenvolvimento das atividades.
POR QUE ACAMPAR?
"Aprender brincando"
Mais do que nunca esta afirmação é verdadeira!
Aprender envolve educar.
E o desafio de educar atravessa três áreas:
1-Social:
É importante que o aluno de hoje desenvolva sua cidadania para ser um adulto mais comprometido com a sociedade em que vive.
Nesta área, a experiência do acampamento é fantástica: direitos, deveres, respeito ao próximo, aprender a conviver em grupo, respeitar a natureza, desenvolver sua responsabilidade.
Uma experiência de vida que não se esquece nunca!
2-Cognitivo:
O desafio atual é levar o conhecimento aos alunos de forma prazerosa, investigativa e estimulante. Com estratégias que utilizem temas de interesse dos alunos.E o mais desafiador: que o aluno realmente internalize este conhecimento de forma duradora!
Para este sucesso, o estudo do meio é a melhor ferramenta. Conhecer "in loco" os assuntos abordados em sala de aula, experienciar as situações abordadas nos livros, sempre num ambiente alegre e prazeroso do acampamento, com aqueles tão esperados momentos de lazer... Esta é a receita do sucesso - seus alunos vão amar estudar assim!
3- Físico:
Correr, pular, nadar, jogar... A saúde explodindo de alegria com tantas atividades... E tudo em meio à natureza, com muito verde, ar puro e aquele cheirinho da floresta no ar...
Programas pedagógicos
Nosso objetivo é atuar como ferramenta auxiliar na formação completa do aluno. Para isto, todos os programas apresentados mencionam a classificação conforme três níveis:
SÓCIO RECREATIVO - Buscam, através de atividades recreativas de acampamento, objetivos sociais, como integração, responsabilidade, convívio em grupo, direitos e deveres, etc.
SOCIAL / COGNITIVO - Além dos objetivos acima, acrescentamos ao programa atividades que atendem ao conteúdo da série do aluno.
São os de maior sucesso, por integrar o estudo com o lazer, atendendo às necessidades cognitivas de forma prazerosa e interessante para o aluno.
COGNITIVO - Somente incluem atividades de estudo, sem atividades recreativas.
Trata-se, pois, de uma educação ativa, dinâmica, em absoluto abstrata. Não se baseia em aprendizados estáticos tal como poderia ser uma aula de caráter instrutivo ou a leitura de um livro. Utilizam-se, principalmente, as críticas grupais e particulares, relativas às condutas vivenciadas.