1/1

EDUCADORES

Os programas educativos, da Espécie Nativa, têm por finalidade atuar como coadjuvante no processo educativo de seus frequentadores, por meio da promoção de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Realiza-se em ambiente que assegura qualidade em hospedagem, alimentação, cuidado com saúde e segurança.

Atua na formação do ser humano em seus aspectos sociais, cognitivos, físicos e emocionais sendo o enfoque do convívio grupal o mais importante, uma vez que favorece a interação entre os acampantes e destes com o meio.

Suas atividades destinam-se prioritariamente às crianças e jovens, podendo ser estendidas a outros grupos.

Quanto às bases de ações do programa educativo é bom lembrar que uma temporada de acampamento constitui uma microexperiência comunitária que cria a consciência dos direitos e deveres do cidadão dentro da macrocomunidade em que vive.

Um dos fatores que tornam eficaz o método reside na interação educador-educando em meio às circunstâncias que se vão gerando naturalmente no desenvolvimento das atividades.

POR QUE ACAMPAR?

"Aprender brincando"

Mais do que nunca esta afirmação é verdadeira!

Aprender envolve educar.

E o desafio de educar atravessa três áreas:

1-Social:

É importante que o aluno de hoje desenvolva sua cidadania para ser um adulto mais comprometido com a sociedade em que vive.

Nesta área, a experiência do acampamento é fantástica: direitos, deveres, respeito ao próximo, aprender a conviver em grupo, respeitar a natureza, desenvolver sua responsabilidade.

Uma experiência de vida que não se esquece nunca!

2-Cognitivo:

O desafio atual é levar o conhecimento aos alunos de forma prazerosa, investigativa e estimulante. Com estratégias que utilizem temas de interesse dos alunos.E o mais desafiador: que o aluno realmente internalize este conhecimento de forma duradora!

Para este sucesso, o estudo do meio é a melhor ferramenta. Conhecer "in loco" os assuntos abordados em sala de aula, experienciar as situações abordadas nos livros, sempre num ambiente alegre e prazeroso do acampamento, com aqueles tão esperados momentos de lazer... Esta é a receita do sucesso - seus alunos vão amar estudar assim!

3- Físico:

Correr, pular, nadar, jogar... A saúde explodindo de alegria com tantas atividades... E tudo em meio à natureza, com muito verde, ar puro e aquele cheirinho da floresta no ar...

Programas pedagógicos

Nosso objetivo é atuar como ferramenta auxiliar na formação completa do aluno. Para isto, todos os programas apresentados mencionam a classificação conforme três níveis:

SÓCIO RECREATIVO - Buscam, através de atividades recreativas de acampamento, objetivos sociais, como integração, responsabilidade, convívio em grupo, direitos e deveres, etc.

SOCIAL / COGNITIVO - Além dos objetivos acima, acrescentamos ao programa atividades que atendem ao conteúdo da série do aluno.

São os de maior sucesso, por integrar o estudo com o lazer, atendendo às necessidades cognitivas de forma prazerosa e interessante para o aluno.

COGNITIVO - Somente incluem atividades de estudo, sem atividades recreativas.

Trata-se, pois, de uma educação ativa, dinâmica, em absoluto abstrata. Não se baseia em aprendizados estáticos tal como poderia ser uma aula de caráter instrutivo ou a leitura de um livro. Utilizam-se, principalmente, as críticas grupais e particulares, relativas às condutas vivenciadas.

Espécie Nativa Acampamentos Educativos - Canela  RS

© 2019 EN