1/1

PROGRAMA

O programa é montado conforme a necessidade e interesse de cada grupo, rico em integração e desenvolvimento pessoal, as atividades divididas em módulo são adequadas às necessidades e expectativas de cada faixa etária.

O programa é estruturado em módulos que se inter-relacionam, proporcionando uma vivência múltipla de atividades facilitadoras do processo de desenvolvimento, alinhando conhecimentos pedagógicos com atitudes e habilidades.

​Módulo Ambiental apresenta a natureza no acampamento e seu entorno, com destaques para a biodiversidade da região, sua fauna e sua flora, noções de sustentabilidade, aproveitamento de recursos naturais e reciclagem.

 

Módulo Vivencial destaca a criatividade, o respeito pelo diferente, o comprometimento com suas ações, o trabalho em equipe e o conceito de qualidade de vida.

 

Módulo Cultural estimula a identificação e o desenvolvimento de talentos e habilidades pessoais, trabalha as competências artísticas e reforça a conquista de novos conhecimentos.

 

Módulo Esportivo incentiva a prática de esportes como fonte de saúde, ressalta o respeito pelas regras dos jogos formais e informais, promove o fair-play.

 

Módulo Recreativo reforça a necessidade capacidade de escolha e suas consequências, a utilização do tempo de forma saudável e o prazer pelo lúdico.

Todo conteúdo é abordado de forma lúdica e dinâmica, com jogos e gincanas que apresentam elementos cooperativos, momentos de integração, trabalhos em equipes, reflexões sobre assuntos contemporâneos da comunidade onde vivem e novos conhecimentos.A equipe de programa do acampamento irá trabalhar observando os seguintes aspectos:

 

1.    Atividades recreativas de cunho social e ético;

 

2.    Uma educação não discriminatória, orientada para a igualdade de pessoas e para suas possibilidades de realizações pessoais;

 

Para a montagem e desenvolvimento do programa do acampamento serão utilizadas dinâmicas de grupo, extraídas de livros de jogos e dinâmicas recreativas, observando sempre o cuidado na adaptação e aplicação para as diferentes faixas etárias dos acampantes.

​ 

Naturalmente, as atividades estão programadas para o cumprimento dos objetivos gerais do acampamento, mas daremos especial atenção ao desenvolvimento e à promoção das seguintes aprendizagens:

​ 

1.    Em favorecer a aproximação das pessoas para realizarem atividades sem juízo de valor;

2.    Em favorecer que as pessoas através dessas atividades possam se compreender melhor;

3.    Em promover crescimento intrapessoal, possibilitando melhorias consideráveis nas relações interpessoais.

ATIVIDADES

jogos 11.jpg

DIVERSÃO

Jogos e atividades recreativas desenvolvidas e organizadas pela equipe de monitores levando em consideração a faixa etária dos participantes. Caça ao Tesouro, Jornada Aventura são atividades que não podem faltar nestes 2 dias!

jogos 02.jpg

DESAFIOS

Estas atividades contribuem para o desenvolvimento emocional ao estimular a superação da percepção individual de limites, além do trabalho em equipe, pois os desafios podem ser conquistados apenas com a colaboração dos outros participantes.

trilha mapa 04.jpg

AMAZING RACE

Desafio com utilização de mapa onde as equipes deverão desvendar enigmas e cumprir algumas tarefas. 

48359803_1174422229391098_58395275753359

JOGOS NOTURNOS

Os jogos/atividades noturnas são recebidos com grande satisfação por todos . A escuridão é uma dificuldade que transforma pequenas tarefas em grandes desafios. Deslocamentos no escuro, sem ser percebidos por outros, faz com que o jovem se sinta como um rastreador experiente. 

aaa01.jpg

TIROLESA

Desfrutar a sensação de voar em uma tirolesa de 220 metros de extensão, com total segurança, vislumbrando a incrível paisagem da Fazenda é algo incrível! 

ação 03.jpg

FOGUEIRA

Esta é uma atividade muito comum em todos os acampamentos, ocorre ao final da última noite. Ao redor da fogueira montada e acesa o grande momento de relembrar tudo que aconteceu neste caminho até aqui, os pontos fortes, os laços de amizade formados. 
Simplesmente algo inesquecível!